domingo, novembro 12, 2006

A REENCARNAÇÃO- palestra de Flávio em 10/11



Como pode a alma, que não alcançou a perfeição
durante a vida corpórea, acabar de depurar-se?
"Sofrendo a prova de uma nova existência."
Livro dos Espíritos, q.166


Como conciliar a necessidade de reencarnar ensinada pelos espíritos a Kardec em O Livro dos Espíritos, na questão acima com o Sede Perfeitos?
Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito.Mt 5:48)
Uma criança, em idade escolar pode ser perfeita na terceira série, o que não a habilita para passar à 5a. série.
Estamos nesta Escola que é a Terra em os mais diversos graus de escolaridade espiritual. Aperfeiçoar-se é ordem do Cristo, todavia no patamar possível ao nosso eu. Não é razoável querer tornar-se um São Francisco se ainda temos paixões que nos arrastam. É necessário aprimorar-se renegando dentro de nós mesmos todas as nossas compulsões para o erro, para depois de muitas vidas de exercícios espirituais, converter-se num santo. Santificar-nos é nosso dever, mas isso não é se tornar santo, mas melhorar.
Assim, a questão 166 frisa categoricamente: "Como pode a alma, que não alcançou a perfeição durante a vida corpórea, acabar de depurar-se?" Isto é, como um espírito recém desencarnado, consciente de que não atingiu o objetivo de sua última existência, pode melhorar? Reencarnando!
Nesta nova vida terá pela frente períodos de aferição de seu conhecimento e de sua conduta que caracterizarão a faceta de planeta de provas!
Em outras circunstâncias será submetido à limitações em sua vida através de mutilações do corpo ou ocorrências aparentemente adversas que constituirão a faceta de expiação!
Assim, através de testes de aptidão psíquica e sofrimentos os mais deversos que serão um tratamento para a alma, há uma progressiva assimilação de valores morais que ao longo de novas vidas tornar-se-ão patrimônio inalienável do espírito, convertendo almas perversas em espíritos iluminados; convertendo inimigos mortais em irmãos; promovendo a transformação de paixões avassaladoras e destruidoras em maternidade e paternidade santificante, promovendo o perdão real, sustentando o amor e fortalecendo os laços familiares que serão paulatinamente mais resistentes a corrosão da maldade humana.
No ítem a do mesmo quesito questiona Kardec: "Como realiza essa nova existência? Será pela sua transformação como Espírito? Depurando-se, a alma indubitavelmente experimenta uma transformação, mas para isso necessária lhe é a prova da vida corporal."
O que significa que no período de erraticidade, isto é , de desencarnado, a alma aprende sempre, mas somente reencarnado é que renova sua atitude e reestrutura o seu caráter, moldando um novo ser.

Nenhum comentário: