quinta-feira, novembro 02, 2006

Clovis Tavares Regressa ao Mundo Espiritual

Este artigo foi escrito na época da desencarnação de meu
Pai e apresento aqui, celebrando o dia reservado aos
desencarnados,para honra de Clóvis Tavares,
nosso sempre querido pastor de almas.(FMT)



Ronaldo de Carvalho


Regressou ao Mundo Espiritual nosso estimado irmão, o ilustre Professor Clovis Tavares nascido no dia 20 de janeiro de 1915, na cidade de Campos RJ. Deixou viúva a Sra. Hilda Mussa Tavares e 4 filhos. Possuidor de vasta cultura, foi poliglota, falando, fluentemente o Italiano, inglês, Francês e Espanhol Foi Professor de História e de Direito Internacional Jornalista e Escritor Espírita. Com o seu desaparecimento, a cidade de Campos, fica “dividida" em dois grandes períodos: O de antes e após Clovis Tavares
E por que? - Ele mesmo a página 11 do Livro "AMOR E SABEDORIA DE EMMANUEL", interroga, justificando o aparecimento da Obra, por ele mesmo montada, a primeira aliás da sua pena, quando fala de Emmanuel, o Guia Espiritual de Chico Xavier, com suas próprias palavras "Por que não dar a cada um, aquilo que lhe é devido?"
Era, como que, a sua homenagem a justificar, o que ele mesmo naquela magistral obra, falaria de Emmanuel. Eis a razão porque, desta feita, repetimos a pergunta, porém relacionada, agora, com o trabalho de Clóvis Tavares. Por que não reverenciá-lo de Coração, contando sua passagem pela Terra, como tendo sido a do verdadeiro trabalhador da Doutrina dos Espíritos?
Da sua cultura vastíssima, brotou diversas obras para crianças e adultos. " Histórias que Jesus contou; Sementeira Cristã em três volumes; Vida de Allan Kardec" e Os 10 Mandamentos. Para adultos deixou: "Amor e Sabedoria de Emmanuel" obra prima; Como biografia um monumento à imortalidade, porque relata fielmente o vulto que foi o trabalho de Emmanuel e influência em nossa Pátria; "Trinta Anos com Chico Xavier"; - “De Jesus para os que sofrem”, essencialmente consoladora. Fundou na cidade de Campos – RJ a Escola de Jesus Cristo e ali estabeleceu as bases sólidas do Espiritismo, rigorosamente dentro da orientação Kardequiana. - Em sua obra "Amor e Sabedoria de Emmanuel" que se identificou, plenamente com o estilo de nosso grande benfeitor espiritual Emmanuel, não apenas no estilo, mas de igual forma, na maneira carinhosa com que a fez, fazendo-nos adentrar suavemente na vida de Emmanuel. Fala-nos de seu caráter, forjado na têmpera do trabalho, ao longo dos séculos e séculos.
Ali, está demonstrado seu profundo amor por Emmanuel, tendo tido o cuidado de ir a fundo, trazendo ao conhecimento do público as diversas reencarnações da aquela entidade espiritual, tão amorosa quão solene . Forte. - Assim, também, foi o nosso Clóvis Tavares, de têmpera rígida, jamais se abalando com os vendavais da incredulidade, da calúnia, da maledicência, do egoísmo do orgulho e da vaidade... tão comum, ainda, em nós espíritos imperfeitos que somos.
Sua vida, foi toda ela, dedicada não apenas á família, mas também à Doutrina dos Espíritos. Foram mais de Trinta anos trabalhados na divulgação do Espiritismo, tendo deixado exemplos marcantes na vida daqueles que mais diretamente tiveram a oportunidade de transitar lado a lado com ele – Perde a cidade de Campos Clóvis Tavares? – Perde o Brasil esse valoroso homem espírita? – Não! Absolutamente. Todos estamos certos de que, sua vida espiritual, não mais, jungida aos naturais preconceitos da terra, será plena, de lutas no bom combate, a prol de sua terra querida, seu imenso Brasil. Pôde assim, Clóvis Tavares, transitar, transitar, mais uma vez, pelo Planeta, voltando ao verdadeiro Mundo, à Pátria Espiritual de todos nós, com a mala de sua viagem lotada, lotadíssima, sobretudo com a tranqüilidade consciencial de haver cumprido com o dever de espírito de escol. - Que Jesus o ilumine sempre e cada vez mais, pois bem o merece!


O Espírita Fluminense – Junho 1984

Um comentário:

Anônimo disse...

Belíssima e merecida homenagem!
Bjs