sexta-feira, setembro 23, 2005

Sal da Terra

SAL DA TERRA
Neste ano de 2005, completa a Escola Jesus Cristo 70 anos de sua fundação, ocorrida no saudoso 27 de outubro de 1935, pelo meu Pai, Clóvis Tavares, sob a inspiração espiritual de Nina Arueira, sua noiva,desencarnada no dia 18 de março do mesmo ano.
É desse modo que, sentimo-nos honrados ao disponibiliar ao público da Escola Jesus Cristo, aos confrades espíritas de nossa Campos e de todo o Brasil, esta antologia da obra de Clóvis Tavares, a qual escolhemos como nome Sal da Terra, em homenagem a sua vida de espírita-cristão, de exímio doutrinador do evangelho, no ano do septuagenário de nossa instituição
Optamos por empregar o arquétipo do Sal da Terra, utilizado por Nosso Senhor Jesus Cristo, por dois motivos. O primeiro é porque dirigia-se Jesus aos seus discípulos. Estes tornar-se-iam o sal da terra, ou seja, aqueles que teriam como missão transmitir o sabor do Evangelho aos seus irmãos. Teriam também o compromisso de conservarem a fé dos seus tutelados, função essa sine qua non para manter seu discipulado. Caso não cumprissem a missão de transmitir a fé e conservá-la, tornar-se-iam qual sal sem valor, atirado nas estradas, vozes e personalidades que não contribuem para a evangelização do povo de Deus.
Todavia, Clóvis Tavares, foi um sal que salgou, que dissolveu-se no cozimento dos sofrimentos da vida, oferecendo o sabor das coisas celestiais a quantos lhe quiseram escutar a verbo ardente. Clóvis também ajudou a conservar a fé dos que mantinham-se sinceramente sob sua orientação, e dessa maneira, cumpriu com excelência a condição de discipulado, nos parâmetros estabelecidos pelo Cristo.
O outro motivo é que em uma de suas palestras radiofônicas, ele nos aborda de modo impressionante o tema da exortação de Jesus aos doze, convocando-os a expressarem-se como Sal da Terra.
Dessa forma, está entregue àquele que adora o Evangelho de Jesus, um livro que nos salga, um livro que nos transmite o sabor dos ensinos de Jesus e nos auxilia a mantermo-nos orientados nas linhas mesntras da Fé.
Não podemos deixar de esclarecer que este volume vem a lume em companhia de um outro livro não menos notável: o relançamento de O Terceiro Milênio de Nina Arueira (edição esgotada, de 1944) , o qual rebatizamos de Um novo Céu e uma nova Terra e em sua introdução explicamos o por quê. Com esta dupla publicação, fazemos a nossa singela homenagem a três gigantes espirituais. O primeiro é Francisco Cândido Xavier, o nosso Chico Xavier, medianeiro fiel da espiritualidade e fornecedor do ambiente espiritual em que tudo isso se plasmou. Sem o seu intercurso potente e seguro, Clóvis e Nina não se converteriam nos ícones espirituais em que se converteram. A Chico Xavier, na comemoração dos seus 95 anos de nascomento e dos 90 anos em que é intermediário entres os dois mundos, já que desde 1915, ele se comunica com a sua mãezinha, a nossa tão estimada, Maria João de Deus, nosso penhor de gratidão eterna. Em seguida, rendemos a nossa homenagem a Nina Arueira, que com o sacrifício de sua efêmera passagem por este mundo, fez renascer no coração de meu Pai, a fé em Jesus Cristo. E finalmente, Clóvis Tavares, aquele espírito ímpar, que, na representação simbólica de Dom Bosco, viveu três vidas em uma e que nos legou um patrimônio espiritual que o faz galgar uma posição na Espiritualidade de Glória diante de Deus. Clóvis Tavares vibra em uníssono com o grande apóstolo da gentilidade, Paulo de Tarso , a quem ele tanto amou...
Saboreemos o paladar crístico temperado pelo o verbo de Clóvis Tavares, a nos exortar novamente da tribuna escrita, para que nos tornemos verdadeiramente cristãos, pedindo-nos por vezes com a voz potente, mas embargada: - Por favor! Por amor de Deus!
Creiam no que eu estou falando!
Quando meu Pai desencarnou, em 13 de abril de 1984, eu tornara-me pai, há apenas uma semana antes. Mesma cidade, mesmo hospital, mesma hora: seis e meia da tarde. Papai desencarnou segurando as minhas mãos. Meu filho, Pedro, veio para os meus braços das mãos de minha prima Neuza Tavares, que realizou o parto cesáreo em Rosane, no instante imediato do nascimento. Em uma semana apenas, recebi um espírito que reentrava na nossa dimensão humana e entreguei o meu Pai, que reingressou na dimensão do espírito. Este fato, já narrado alhures, é da mais alta relevância para o meu espírito de anawin, de pobre de Deus. Hoje, este mesmo menino que cruzou as fronteiras da vida com o seu avô, em sentido inverso, deu-me uma netinha. Ele casou-se com a jovem e bela Juliana Padrão e nos trouxe a luz a Maria Clara. Estes momentos de emoção extremada, que se confundem com uma indizível alegria de espírito, creio que são potencializados à enésima potência, na dimensão do espírito. Sei assim, que Papai vivencia uma alegria espiritual diversa da nossa, muito maior e melhor, que todavia, não nos dá o direito de desejá-la. A mim , compete-me continuar o meu trabalho na Escola Jesus Cristo, aventurar-me na literatura, guiar os tutelados que Jesus confiou a Rosane e a mim e esperar que em nós se cumpra a vontade de Deus.
Rosane, enfermeira formada na Anna Nery, esposa dedicada e paciente, trouxe da espiritualidade seis jóias que já vieram lapidadas. Pedro, Juliana, Isabel, Saulo.e os gêmeos Frederico e Alexandre. Pedro é biólogo e professor. Juliana é física e pianista, Isabel, está prestes a também ingressar na Faculdade de Música. Saulo, filho de um médico, é o primeiro que, pelo menos aos 14 anos, inclina-se para a Medicina. Alexandre e Frederico são promessas nos seus 9 anos, embora já demonstrem pendores artísticos e na mecânica. São os filhos que estão, por acréscimo de misericórdia divina, confiados à bondosa Rosane e a mim. Educar na tradição de Clóvis Tavares, que é sempre vivo em seus espíritos, nos nossos cultos domésticos semanais, e na Escola Jesus Cristo, esta, a nossa missão
A outra Juliana, que se fez também, filha de meu coração, é Padrão! E como a sua doce filhinha, minha neta Maria Clara, é: Padrão Tavares! Isto é, formatadas espiritualmente para corresponder ao modelo estandardizado que Clóvis Tavares, nos traçou nesta jornada terrena, que não é a nossa primeira e que certamente não será a última.
É importante assinalar ainda que este livro foi pago pela subscrição de cerca de duas centenas de companheiros, que por motivos outros não pude nominá-los no texto do livro. [
Fica entretanto a minha mais sincera gratidão a todos os irmãos da Escola Jesus Cristo e da comunidade campista, que confiaram no nosso trabalho e sem a cooperação de quem a consecução deste, seria absolutamente inviável.
Flávio Mussa Tavares
Campos, 27 de outubro de 2005
70ºº Anos de Fundação da Escola Jesus Cristo
70º Anos de funcação da Escola Jesus Cristo, do Plano Espiritual (17-10-1935)
70o aniversário da Desencarnação de Nina Arueira (18-03-1935)
90 Anos da primira visão Espiritual de Chico Xavier, de sua mãezinha, Maria João de Deus
95 anos de nascimento de Chico Xavier (02-04-1910)
90 anos de nascimento de Clóvis Tavares (20-01-1915)
21 anos da desencarnação de Clóvis Tavares (13-04-1984)

Um comentário:

Anônimo disse...

Surgical pins
I took a picture of it with my camera phone - This is cool. There are 4 pins that are inserted into my left arm.
Hey, you have a great blog here! I'm definitely going to bookmark you!

I have a learn to trade stocks free site/blog. It pretty much covers learn to trade stocks free related stuff.

Come and check it out if you get time :-)