sexta-feira, outubro 17, 2008

S. MARGARIDA E A ESCOLA JESUS CRISTO


Aula da Professora Hilda Mussa Tavares, na Escola Jesus Cristo, na quarta feira, 15 de outubro de 2008, antecipando o dia de Margarida Maria.


Na bonita região francesa de Borgonha, Margarida Maria nasceu em 22 de julho de 1647, na modesta família Alacoque. Teve uma juventude difícil, ao lado dos pais, que, pelo excesso de afeto, traçaram a meta de vida da filha, calcada sobre as próprias ambições mundanas.Recebeu toda formação cultural e religiosa, desde a infância, das monjas clarissas. Depois vieram as dificuldades: primeiro, o pai faleceu. Logo em seguida, contraiu uma doença não identificada, que a manteve na cama por um longo período.


Como nada na medicina curava o seu mal, Margarida, então, prometeu a Nossa Senhora entregar todos os seus dias a serviço de Deus caso recuperasse a saúde. Para sua própria surpresa, logo retornou à sua vida normal.

Convencida da intervenção da Providência Divina em favor de sua vida terrena, aos vinte e quatro anos de idade entrou para a Ordem da Visitação, fundada por
São Francisco de Sales- ela era salesiana.Tomou o nome de Margarida Maria e fez o seu noviciado, um tempo de iluminação e sofrimento.

Rezando e contemplando Jesus eucarístico passou a dialogar com o próprio Cristo, que lhe expôs o coração dilacerado e fez revelações sobre a necessidade de mais amor e devoção.Essas experiências místicas foram severamente contestadas pelos religiosos e religiosas da sua época. A pobre monja foi testada e provada de todas as maneiras possíveis, várias vezes, para comprovar suas narrativas.

A humanidade, na época, estava assolada pela peste e tremia diante da eminência da morte. O coração do povo era levado a um "Deus duro do castigo". Mas as visões e mensagens de Margarida Maria não, pois apontavam para o "Deus do amor e da salvação", o que gerava uma forte oposição.

O padre jesuíta Cláudio de la Colombière, porém, respeitado estudioso das manifestações dos sinais de Deus, verificou que a mensagem que ela transmitia era verdadeira. Com o seu apoio e orientação espiritual, as experiências místicas de Margarida Maria começaram a ser vistas de outra maneira. Aos poucos, essa mensagem era assimilada por todos os conventos da Visitação, assim como pelo clero.

O culto ao Sagrado Coração de Jesus começou a ser difundido também entre os fiéis. Até que ela própria, antes de morrer, pôde ver muitos de seus críticos cultuando e propagando a devoção do Sagrado Coração. E foi assim que, depois de algum tempo, a mensagem estava espalhada por todo o mundo católico.


Faleceu com apenas quarenta e três anos de idade, no dia 17 de outubro de 1690, em Paray-le-Monial, na sua França. Foi canonizada, em 1920, pelo papa Bento XV.


Santa Margarida Maria Alacoque teve a data de sua festa litúrgica antecipada por um dia para não coincidir com a de Santo Inácio de Antioquia.( esta foi uma das provas dadas pelo nosso Chico a mim e a Clóvis)

Santa Margarida recebeu muitos dons místicos e algumas revelações de Jesus.
Reproduzimo-las aqui, sob a forma de lista das chamadas
“doze promessas do Sagrado Coração” que o Senhor revelou à ela:


1. Eu lhes darei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
2. Eu farei reinar a paz em suas famílias.
3. Eu os consolarei em todas as suas aflições.
4. Serei seu refúgio seguro durante a vida e sobretudo na morte.
5. Derramarei muitíssimas bênçãos sobre todas as suas empresas.
6. Os pecadores encontrarão em meu Coração a fonte e o mar infinito da misericórdia.
7. As almas tíbias se tornarão fervorosas.
8. As almas fervorosas elevar-se-ão rapidamente a grande perfeição.
9. Abençoarei Eu mesmo aqueles que amarem o meu Coração manifestado na minha Palavra.
10. Darei aos meus seguidores o dom de abrandar os corações mais endurecidos.
11. As pessoas que tiverem devoção terão os seus nomes escritos no meu Coração, e Dele nunca serão apagados.
12. No excesso da misericórdia do meu amor todo poderoso darei a graça da perseverança e da paz a a todos que permanecerem em Mim.

A essência da mensagem agrupa-se em três revelações.

A primeira ocorreu em 27 de dezembro de 1673, conforme relatou Santa Margarida: "Diversas vezes, diante do Santíssimo Sacramento... "encontrei-me inteiramente investida desta divina presença... eu abandonei-me ao Seu Divino Espírito, por força do Amor do Seu Divino Coração... Ele me fez repousar de forma extrema e por um longo tempo sobre o Seu Divino Peito, onde pude descobrir as maravilhas do Seu amor, e os segredos mais profundos e inexplicáveis do Sagrado Coração... Ele me disse: "O Meu divino Coração transborda de amor para os homens, de modo especial por você, que não poderá mais conter para si a luz das chamas da brilhante caridade; é necessário que seja difundida aos homens, e que lhes seja manifesto para enriquecê-los dos preciosos tesouros que te revelei..." A segunda, provavelmente deu-se em uma das primeiras sextas-feiras do ano 1674: "E numa das vezes, entre tantas outras, em que o Santíssimo Sacramento estava exposto, após ser eu retirada do interior de mim mesma... Jesus Cristo, Meu suave Mestre, apresentou a mim, repleto da sua glória, suas cinco chagas, brilhantes como cinco sóis, e desta sagrada Humanidade saíam chamas de todas as partes, sobretudo do Seu adorável peito, semelhante à uma fornalha; neste instante revelou-me todo o amor e todo o seu amável Coração e o estado da fonte viva destas chamas. Ele revelou-me as maravilhas inexplicáveis de seu Puro Amor, excessivamente entregue aos homens, dos quais recebia apenas frieza e ingratidão..." Na terceira, ocorrida durante o mês de junho de 1675, Jesus pediu que tivesse um dia especial ao Seu Sagrado Coração: "Numa das tantas vezes em que encontrava-me diante do Santíssimo Sacramento, revelou-me Deus as graças excessivas de Seu Amor... Então, mostrando-me Seu divino Coração, disse: "Aí está o Coração que tanto tem amado os homens, a ponto de nada poupar até exaurir-se e consumir-se para demonstrar-lhes o seu amor; ... que na primeira Sexta-feira de acordo com a oitava do Santíssimo Sacramento, seja dedicada ao Meu Sagrado Coração, em memória da mina Paixão.”


Deus suscitou esta mensagem pela portadora da luz de Cristo, num período em que na Igreja penetravam as trevas do jansenismo: doutrina que pregava um rigorismo que esfriava o amor de muitos e afastava o povo do Deus do amor. O nome de Santa Margarida Maria Alacoque está intimamente ligada a fervorosa devoção do Sagrado Coração de Jesus.
“Ela que passara por uma intervenção divina, quando apresentava uma enfermidade incurável, foi curada milagrosamente e partir daí passou a ser uma grande interventora junto ao coração de Jesus dos doentes.”


Estas palavras foram ditas pelo nosso Chico a mim e a Clóvis, por isso a oração pelos enfermos em nossa Escola tem a proteção dela.


Santa Margarida Maria Alacoque nos faz lembrar de cenas evangélicas que falam do coração divino. Por exemplo, as palavras de Zacarias, pai de João Batista, conforme Lucas 1, 78-79:

"Graças ao coração misericordioso de nosso Deus, o sol do alto nos visitará, para iluminar os que estão sentados nas trevas e nas sombras da morte, e dirigir nossos passos para o caminho da paz”.


E finalizamos com palavras do próprio Jesus, conforme Mateus 11, 28-30: "Vinde a mim vós todos, que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para vossas almas. Pois meu jugo é suave e meu peso é leve”.


Dez dias antes da fundação desta Escola, a do Plano Espiritual, matriz desta, tinha sido fundada por Nina, assessorada por Emmanuel, com quem logo assim desencarnou foi trabalhar. A data escolhida foi a de 17 de outubro, em homenagem à Santa Margarida Maria, de quem Nina foi filha e mãe em muitas vidas. Chico teve a visão de Nina caída de joelhos ante o Espírito de Margarida pedindo pela missão de Clóvis e da Escola Jesus Cristo. Este dia jamais poderá ser esquecido por nós que pertencemos à família espiritual da Escola Jesus Cristo. Por isso, este testemunho tem que ser dado sempre por aqueles que realmente estão ligados espiritualmente a esta Escola Abençoada.

Nenhum comentário: