quarta-feira, outubro 15, 2008

Entrevista com o produtor de BEZERRA DE MENEZES


Esta foto foi feita no dia da assinatura de contrato com a Fox Film do Brasil. Na ordem, da esquerda para direita: Fernando Lobo, Cristina Fantato (Fox), Luis Eduardo Girão (Mentor da Estação da Luz) e Patricia Kamitsuji (Fox).
---
Flávio- Caro Fernando, voce poderia nos dar o prazer de se apresentar?
Fernando-Meu nome é Fernando Lobo, cearense, residindo na cidade de Fortaleza, 48 anos, dois filhos, engenheiro de formação e trabalho na ONG de nome Associação Estação da Luz, que é a produtora do filme Bezerra de Menezes - O Diário de Um Espírito.

Flavio-Caro Fernando Lobo, qual o seu papel na produção e divulgação deste fenômeno do cinema chamado BEZERRA DE MENEZES- O DIÁRIO DE UM ESPÍRITO?
Fernando-A Associação Estação da Luz é composta por um grupo de pessoas (Luis Eduardo Girão, Sidney Girão, Suely Vieira, Marcos Paulo, Rodrigo Grangeiro e Fernando Lobo) além de um corpo de colaboradores dedicados de aproximadadmente 10 pessoas. Todos os nomes citados acima exercem ou exerceram as mais variadas funções ao longo da realização do longa. Tudo depende da necessidade. Dividimos entre nós o que deve ser feito. E aí, vamos a luta, irmão. A mim coube uma participação direta nos entendimentos com a distribuidora Fox Filmes do Brasil, organização de pré-estréias, contatos com assessoria de imprensa, divulgação nos principais centros onde está sendo exibido o filme.

Flávio- De que cidade você está vindo, que cidades visitou e para onde vai seguir?
Fernando-As últimas cidades que visitei foram São José dos Campos - SP e Taubaté - SP, quinta e sexta-feira últimas. No final de semana fui a Fortaleza rever meus filhos. De Campos deverei seguir para a ciade de Resende - RJ, onde o filme estreará no dia 17.10. Em seguida visitarei as seguintes cidades: Mogi, Santa Bárbara, Franca e Piracicaba, todas em São Paulo. Detalhe, deverei percorrer essas urbes até quarta-feira da próxima semana, quando serão divulgadas as novas praças onde o filme estreará.

Flávio- Que impressões voce teve da cidade de Campos, da recepção em jornais , televisão, do gerente do cinema?
Fernando-Infelizmente não tive a oportunidade de conhecer melhor a cidade no que se refere a sua estrutura física. Entretanto a cordialidade de seu povo foi tão marcante, que levo uma excelente recordação. Há muito que não me sentia tão bem. E tudo isso devido ao calor humano de todos: dos jornalistas, dos taxistas, passantes na rua... Enfim de todos os que mantive contato.

Flávio- A nossa cidade é citada em dois momentos no filme. O que você sentiu ao chegar aqui?
Fernado-Uma forte emoção. Antes de chegar vi um trecho de uma ferrovia que parecia abondanada. Pensei que poderia fazer parte da obra de Bezerra. Não sei se era... apenas pensei. Mas foi o suficiente para me dar conta que o Dr. Bezerra havia atuado nessa terra iluminada.

Flávio- Você é espírita? Qual a sua história com o Espiritismo?
Fernando-Não posso dizer que sou espírita, pois para isso teria que dedicar mais tempo ao estudo da doutrina. Entretanto, nos últimos dois anos praticamente todo o meu tempo é usado em atividades em que o relacionamento com a comunidade espírita é constante. Atualmente, quase a totalidade de meu círculo de amizades é composto por espíritas. Participo de palestras, reuniões, leio sempre os livros do Divaldo Franco, alguns do Chico, Richard Simonetti e de outros autores (os do Divaldo compro regularmente, os demais sempre ganho de presente). Na verdade, desde janeiro de 2000, que mantenho uma forte proximidade com o Espiritismo. Nessa época, tive uma forte experiência de natureza espiritual. A partir daí, minha vida mudou de rumo.

Flávio- O Bezerra político, apresentado no filme, defendendo o direito dos escravos à liberdade, seria de esquerda nos dias de hoje?
Fernando-Prefiro dizer que Bezerra de Menezes pensava muito além de seu tempo. Além de abolicionista, BM abraçou causas como a defesa da Mata Atlântica, ou seja, naquela época já era um ambientalista. E sabe qual era uma das suas principais bandeiras políticas? A luta contra a corrupção! Muito atual tudo isso.

Flávio- Qual a percepção que você teve quanto à aceitação do público na cidade de Campos? Você acha que a aceitação está na proporção de outras cidades visitadas?
Fernando-A recepção tem sido muito boa. A média de público tem sido superior a média nacional nessa sétima semana após a estréia nacional.

Nessa semana Campos é a sexta cidade em público.

Flávio -Quais são os próximos projetos da "Estação da Luz"?
Fernando-Atualmente a Estação da Luz mantém projetos como a Exposição Chico Xavier, A Semana Em Defesa da Vida - Contra o aborto, a Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, além do filme de Bezerra de Menezes e diversas ações que promovem a cultura de paz. Provavelmente daremos continuidade a produção de filmes com a mesma temática. Que obra escolheremos não sabemos ainda.

Flávio- Qual o futuro do cinema espírita e/ou espiritualista?
Fernando-É promissor. O filme Bezerra de Menezes está funcionando como um medidor do tamanho da comunidade espírita no Brasil. Todos estão de olho. E isso é bom para estimular as grandes produtoras a investirem no cinema espírita. É bom também para que os espíritas também tenham voz e vez em outras áreas setores da sociedade.

Flávio- Obrigado Fernando, Deus o abençoe pelo seu trabalho, pela dedicação a uma causa nobre e parabéns pelo sucesso do filme.

Um comentário:

Juliana Tavares disse...

Parabéns pelo trabalho, Fernando!
Esperamos mais filmes como esse...
Um abraço!