sábado, outubro 03, 2009

Singela homenagem a Allan Kardec


"O período científico parece, hoje, se enfraquecer, e, depois dos progressos imensos que viuse cumprirem, não seria impossível que o novo período, que deve suceder-lhe, fosse consagrado, pelo Criador, às iniciações de ordem psicológica. Na imutável lei de perfectibilidade que colocou para os humanos, que pode fazer depois de havê-los iniciado nas leis físicas do movimento, e lhes haver revelado os motores com os quais muda a face do globo? O homem tem sondado as profundezas mais recuadas do espaço; a marcha dos astros e o movimento geral do Universo nada têm mais de segredo para ele; lê nas camadas geológicas a história da formação do globo; a luz, à sua vontade, se transforma em imagens duradouras; domina o raio; com o vapor e a eletricidade suprime as distâncias, e o pensamento vence o espaço com a rapidez do relâmpago. Chegado a esse ponto culminante,do qual a história da Humanidade não oferece nenhum exemplo, qualquer que tenha podido ser o grau do seu avanço nos séculos recuados, parece-me racional pensar que a ordem psicológica lhe abre uma nova pista no caminho do progresso. É, pelo menos, o que se poderia deduzir dos fatos que se produzem em nossos dias e se repetem por toda parte. Esperemos, pois, que o momento se aproxime, se ainda não chegou, no qual o Todo- Poderoso vai nos iniciar em novas, grandes e sublimes verdades. Cabe a nós compreendê-lo e secundá-lo na obra da regeneração."Allan Kardec. Revista Espírita. Jornal de Estudos Psicológicos, Abril, 1858, volume 4.

Este texto da Revue Spirite, de abril de 1858, retrata a evolução do pensamento positivista na europa do século XIX, quando, pensavam eles, teriam atingido o apogeu da civilização tecnológica. Assim pode conseiderar Allan Kardec, pois até então nunca se vira tamanho poder do homem sobre os elementos da natureza.
Considera assim, Kardec, que são chegados os tempos da Psicologia iniciar o seu trabalho de consolidação da personalidade humana. O subtítulo da Revista Espírita foi desde o primeiro número em janeiro de 1858: “Jornal de Estudos Psicológicos”. Nesta época, Freud tinha apenas dois anos de idade e Allan Kardec já admitia que o conteúdo inconsciente poderia ser causa de nossas aflições. Senão vejamos o capítulo 5 de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, no sub-tema: “Causas atuais das aflições”:


Este texto é parte de um capítulo de O RETRATO ESPIRITUAL DE KARDEC, de Clóvis Tavares/Flávio Mussa Tavares a ser lançado em breve pela VINHA DE LUZ.


É a nossa pálida homenagem ao anbiversário de 205 anos do Codificador.

Nenhum comentário: