domingo, dezembro 21, 2008

Natal de Esperança



NATAL é nascimento!
Culturalmente Natal significa o nascimento de Jesus Cristo, fato que é divisor da história mundial, até mesmo para os não cristãos.
Esse divisor histórico é inexplicável pois a existência de um carpinteiro que tornou-se pregador itinerante na Palestina há vinte séculos, não daria motivos de per si para ser um marco para o mundo.
A força da ética cristã burilou o Judaísmo e legou ao mundo a Plataforma do Reino de Deus. O Natal, por causa de sua anunciação e por causa de todos os movimentos espirituais que suscitou, converte-se num momento mágico para a humanidade. E sua magia é exatamente aquela que faz os corações se sentirem mais fraternos e condescendentes.
O Natal é época muito mais de doar e doar-se a quem necessita que de obter favores.
A Humanidade passa por momentos de dor e de frieza espiritual simultaneamente. Vemos a desgraça material para muitos e a opulenta indiferença de outros tantos. E a iniquidade se espalha por força de hábitos infelizes. E a impiedade faz contagiar e a muitos tem infectado com a sua virulência.
Como trazer Esperança aos corações desalenta
dos sem o amor transformado em obras?Disse o apóstolo Tiago em sua epístola:
"Mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras."[Tg 2:18]

Em outras palavras poderíamos dizer: Apresenta-me a tua certeza no Amor de Deus sem convertê-la em ações beneméritas e eu apresentarei a ti a minha certeza no Amor de Deus representada pela caridade.

Quando o Apóstolo Paulo proclamou a Excelência da Caridade em sua primeira epístola aos Coríntios, capítulo 13, versos 1 a 13, dizia ele indiscutivelmente:
"Sem Caridade, não há Esperança! "

Fé, Esperança e Caridade são virtudes epifenomênicas, isto é, estão no topo de uma evolução a ser alcançada ainda por nossa humanidade.

É por isso que os espíritos amigos insitem em que pratiquemos atos de benvolência, que fraternizemos as nossas relações, que semeemos em corações ainda endurecidos a prática do amor, que cultivemos nas crianças, a simplicidade e a filantropia.

A Esperança para o nosso mundo é que propaguemos cada vez mais as virtudes que fazem nascer em nós outras tantas virtudes. Dar esperança ao próximo é alcançar também esperança. Motivar , entusiasmar, ser complacente, confiar, promover, são métodos reais de multiplicar os dons da Esperança que Jesus plantou na Terra.

É com essa esperança que rogo ao nosso Pai, as bênçãos para todos nós. Os que nos amamos e os que ainda não sabemos amar; os que estão junto de nós e os que estão longe; os que já norteiam suas vidas pela reta justiça e os que ainda se comprazem nos vícios.

Para todos estes Jesus nasceu!
E temos Esperança de renovação para todos!

Que Deus nos proteja!

Nenhum comentário: