domingo, dezembro 23, 2007

A POESIA QUE NASCE

    A poesia que nasce
    Pediatra reúne mais de 100 poemas sobre o nascimento de Jesus no livro que lança hoje à noite na Escola Jesus Cristo







    Wellington Cordeiro

    LANÇAMENTO - Luís Alberto, na Pça. São Salvador, com 'Aconteceu em Belém': a obra é dividida em três partes



  • Na vida do pediatra Luís Alberto Mussa Tavares, Medicina e Literatura andam de mãos dadas há algumas décadas, mas só há pouco tempo que ele resolveu dividir seus poemas com os leitores. De 2005 para cá, já publicou cinco livros. O sexto, que será oficialmente lançado hoje (na Escola Jesus Cristo), chega ao mercado em um momento mais que propício: o Natal. Para quem não pegou o fio da meada, ‘Aconteceu em Belém’ conta a história do nascimento de Jesus.

    O livro, que levou dois anos para ficar pronto, é prefaciado pela professora Eliane Cunha e editado pela Grafbel. A obra reúne mais de 100 poemas em 180 páginas e é dividida em três atos. Introduzindo cada um deles, o autor transcreveu os evangelhos de Mateus e Lucas.

    Na primeira parte do livro, os acontecimentos em Nazaré, antes do nascimento. A segunda parte é dedicada aos acontecimentos de Belém, por ocasião do nascimento. A última parte conta a vinda dos magos, a morte dos santos inocentes e a fuga para o Egito. O livro termina com o retorno da Sagrada Família para a Galiléia, onde ocorrem no Evangelho os últimos relatos sobre a infância do menino.

    O escritor explica que sempre que está trabalhando com um tema, adquire livros que falem sobre aquele assunto para poder transformar a história em poesia. Para escrever o seu sexto livro, Luís Alberto leu mais de 50 livros técnicos, cerca de uma dúzia de livros infantil e ainda viu os filmes ‘Jesus de Nazaré, de Franco Zefirelli’ e ‘Jesus: a história do nascimento’, de Catherine Hardwicke.

    O curioso é que muitas das vezes essas leituras se deram durante os plantões do médico, na hora do cafezinho, por exemplo. “Depois desse preparo é como se a mente ficasse pronta para isso. Aí, muitas vezes, o poema nasce entre um paciente e outro”, diz.

    O médico ressalta que durante a pesquisa, acaba lendo de tudo e vê que muitos pesquisadores ganham fama e renome contradizendo os versículos bíblicos. “No meu livro, eu conto a história conforme a narrativa dos Evangelhos”, explica o autor, que tenta descrever a sensação de ter em mãos, o trabalho pronto. “Ver a história contada do modo como eu desejei é algo extremamente gratificante”, comenta.

    Outro destaque da obra é o seu design moderno e recheado de ilustrações (assinadas por Danielle Cerqueira e Sandra Novalski). O livro está à venda na Livraria Espírita, na Livraria Diálogo e Cultura, na Escola Jesus Cristo (aos domingos) e no site www.aconteceuembelem.com, que acaba de entrar no ar. Na home page, os internautas poderão conhecer mais detalhes sobre a obra e a vida do autor, além de ter acesso ao índice do livro. Como bônus, o leitor pode baixar gratuitamente o poema ‘Fuga para o Egito’.

    BIOGRAFIA
    Luís Alberto nasceu em Campos e é filho de professores. Formou-se em Medicina no ano de 1983, pela UFRJ. Na infância, começou a tomar gosto pela poesia ao ouvir o seu pai (que era orador espírita) declamar os poemas do livro ‘Parnaso de Além Túmulo’, de Chico Xavier.

    — Aquilo me encantava e foi a partir daí que eu passei a me encantar pela poesia — relembra Luís Alberto, salientando que a linguagem que adotou foi influenciada por um time de peso: Augusto dos Anjos, Castro Alves, Chico Buarque, Ferreira Gullar, Cecília Meireles, Drummond e Mário de Andrade. “Eles são os poetas do meu coração”, derrete-se.

    Há alguns anos, ele criou o blog (www.quasepoesia.blogspot.com) e foi a partir de então que começou a lançar as coisas que escrevia, desde a época da adolescência. “Em 2005, resolvi fazer uma coletânea dos poemas do blog que deram origem ao meu primeiro livro, ‘A palavra dada’, que reúne poemas de temas diversos”, explica.

    No mesmo ano, chegava ao mercado ‘Um poema para o Natal’, uma espécie de primeira versão de ‘Aconteceu em Belém’. No ano seguinte, ele publicou o livro de poesia intitulado ‘Mãe’. Ainda em 2006, lançou o livreto ‘O nascimento de Jesus’ e este ano, ‘Somos mamíferos’ — que discorre sobre a amamentação dos seres vivos e foi escrito em prosa e poesia.

    — Ele foi muito divulgado durante a campanha da amamentação deste ano e vai virar um DVD que já está sendo produzido pela IBFAN do Brasil, que é uma ONG em defesa da amamentação — informa Luís Alberto, adiantando o tema do próximo livro: a Paixão de Cristo. “Já comecei a ler sobre o assunto”, diz. É só aguardar o resultado...

    LANÇAMENTO DO LIVRO ‘ACONTECEU EM BELÉM’
    Dia 23, às 17h
    Local: Escola de Jesus Cristo (Rua dos Goitacazes, Centro, Campos)
    Entrada franca


    Nenhum comentário: