sábado, outubro 27, 2007

LUZ DA VIDA ETERNA

LUZ DA VIDA ETERNA


“Nada há encoberto que não haja de revelar-se,
nem oculto que não haja de saber-se”
Mat.10:26



Um dos mais confortadores ensinos que Jesus nos legou foi realmente, este que se encontra no Evangelho de Mateus, de que todo há de ser revelado um dia.
Com isso, promelia o Rabi divino a destruição das trevas e o desprestígio do mistério.
Aliás, Flamarion diz bem que o mistério não existe: o que existe é o desconhecido. Mas o desconhecido de hoje é a verdade de amanhã.
E as incógnitas torturantes do destino e da dor teriam, por Vontade Divina, de ser desvendadas, a humanidade que sofre e que pensa, mas não pensa bem e não conhece o gênese dos padecimentos.
Os homens, ainda hoje, são aqueles mesmos seres de quem Jesus teve grande compaixão porque andavam desgarrados e errantes como ovelhas que não tem pastor. (Mat.9:36).
Hoje, graças a Deus, as trevas fogem e o esplendor das luminosidades eternas deslumbra e edifica as almas.
O dogma perde o seu fulcro e cai, para que a lâmpada seja colocada sobre o velador.
E a abençoada promessa do Cristo de Deus já é vista fulgurante e consoladora, pelos que tem olhos de ver, já é ouvida entre angélicas sinfonias, pelos que tem ouvidos de ouvir.
O Paráclito, o Espírito da verdade, já veio ensinar todas as coisas, guiar os homens em toda a verdade, repetir tudo o que o Mestre lecionara. (Jo. 14:26 e Jo.16:13).
E os seus ensinamentos, complementares da revelação messiânica, nos descem das sagradas regiões da luz, como a terceira explicação do Amor de Deus aos homens.
Allan Kardec, o Paulo de Tarso da história moderna, grande apóstolo cristão da geração de hoje, recebe de Deus a missão de clamar, como ordenava o profeta Isaias, anunciando á raça humana que são chegados os tempos em que são chegados os tempos em que o reinado da matéria terá que ser substituído pelo império do espírito.
A Nova Revelação, o Espiritismo, codificado pelo missionário lionêns, aparece aos que querem fazer do Evangélio o poder de Deus para salvar as criaturas como a legítima dispensação do Espírito da Verdade.
E não é a afirmativa gratuita: as novas luzes que ele traz, a palavra balsâmica de esperança, a prova da imortalidade do espírito, a revelação esplendorosa do Grande Alem, as grandes conversões de ateus à Verdade Divina, mostram a ascendência celestial do Espititismo, que anuncia hoje “os tempos do refrigério pela presença do Senhor”. (At.3.19).
Como consolador, ele fala as almas ctivas do desespero e das lagrimas, revelando-lhes a vida imortal, as muitas moradas da casa de nosso Pai.E aponta-lhes a pureza a virtude, o amor a divina ciência, entre as visões maravilhosas do infinito.
Como Espírito de verdade, vem dizer aos homens sem fé que uma vida se estende além da morte, dando aos descrentes e epicuristas as provas vivas e rigorosamente inabaláveis da sobrevivência do ser , da vida espiritual e, conseguidamente, da existência e do poder de Deus.
E as conversões se multipliquem, relembrando o dia glorioso de Pentecostes.
E o Consolador continua a sua obra divina, dando a palavra meiga de esperança aos que sofrem e fazendo brotar no coração dos ateus a fonte de água viva que mana para a Vida Eterna.


Este texto é parte do livro SAL DA TERRA, de Clóvis Tavares, edição póstuma em homenagem aos 70 anos da ESCOLA JESUS CRISTO, ocorridos em 2005.
Retiramos este capítulo pata registrar a passagem do septuagésimo segundo aniversário da instituição fundada por meu Pai.

Deus ilumine sempre Clóvis Tavares, Nina, Chico Xavier e não posso esquecer-me de registrar aqui a nossa singela homenagem a minha Mãe Hilda, que silenciosamente e com muito afinco e dedicação tem sido sua fiel representante em nossa Escola Jesus Cristo.

Flávio


Nenhum comentário: