sexta-feira, outubro 13, 2006

DIA DAS CRIANÇAS: POR UM MUNDO MELHOR

Por Moab José
moab@elo.com.br

Um triste dia para muitas crianças.

Enquanto houver necessidade de datas comemorativas, é sinal que os objetos dessas datas ainda não são devidamente respeitados. Todos os dias deveriam ser vividos como o dia das mães, dos pais, dos deficientes, etc., incluindo-se nesse âmbito o Natal.

Exatamente hoje, o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, apresentará ao mundo um relatório sobre a violência praticada contra a criança, entendendo-se criança, como todos menores de 18 anos e que não foram emancipados. O relatório trás números que assustam e, ao mesmo tempo, nos envergonha, uma vez que, diante da violência podemos assumir três papéis: o de agente, o de vítima e o de espectador.

A OMS, Organização Mundial de Saúde estima que em 2002, quase 53 mil crianças morreram em todo o mundo, vítimas de homicídio. No mesmo período, 150 milhões de meninas e 73 milhões de meninos – menores de 18 anos -, foram forçados a manterem relações sexuais ou sofreram outras formas de violência sexual que envolveu contatos físicos. Na África, anualmente, três milhões de meninas e mulheres são submetidas a mutilações genitais.

Por sua vez, a OIT, Organização Internacional do Trabalho, relata que em 2004, 218 milhões de crianças participaram de esquemas de trabalho infantil. Entre estas, 126 milhões em atividades consideradas perigosas. O trabalho escravo atingiu 5,7 milhões de menores. Como vítimas da exploração sexual e da pornografia, tivemos 1,8 milhões e, 1,2 milhões vítimas do tráfico.

O relatório é extenso.
Além de relacionar alguns fatores que contribuem para violência contra a criança (as crescentes desigualdades sociais, a globalização, a migração, conflitos armados, crianças de minorias, grupos marginalizados, etc.), o relatório sugere maneiras para se minimizar tais problemas.

Contudo, podemos afirmar que na base de tudo encontramos o egoísmo e a indiferença. Assim, encerro com esta quadrinha que ouvi dos lábios de Chico Xavier:

"A criança maltrapilha
Que pede pão aos teus pés
São anjos que Deus envia
Para saber quem tu és. "

Paz para todos!
MOAB JOSÉ

(Lar "Pouso da Esperança", São Luís/MA, outubro de 2006).

Nenhum comentário: