segunda-feira, março 20, 2006

RABINO PROPÕE CRIAÇÃO DA "ONU" DAS RELIGIÕES

Danny Wood,
de Sevilha

O rabino Yona Metzger defendeu a idéia em um encontro na Espanha O rabino-chefe de Israel, Yona Metzger, pediu a criação de uma "Organização das Nações Unidas de grupos religiosos".A proposta para a criação de um organismo internacional com representantes das principais religiões do mundo foi feita em discurso no Congresso Internacional de Imãs e Rabinos para a Paz, em Sevilha, na Espanha.

O Imã de Gaza, Imad al-Faluji, afirmou que políticos mentem, mas líderes religiosos têm um objetivo diferente - trabalhar para um bem maior.
Delegados na conferência, aberta no domingo, dizem que o mundo está em crise e é hora de agir para restaurar a justiça, o respeito e a paz.
Segundo eles, agora é a hora para iniciativas concretas.

A proposta conta com apoio amplo de participantes influentes como Frederico Major, co-presidente da Aliança para Civilizações, o grupo que faz lobby para a resolução internacional de conflitos e é apoiado pelas Nações Unidas.
A aliança foi iniciada pelo premiê espanhol, Jose Luis Rodriguez Zapatero.

Por vezes, a linguagem diplomática tem sido deixada de lado nesta conferência e os discursos são extremamente diretos. Quando Metzger criticou os muçulmanos moderados por não enfrentarem Osama Bin Laden, líderes islâmicos acenavam com a cabeça manifestando acordo.
Tanto líderes muçulmanos como judeus demonstraram disposição para receberem críticas.
Também houve manifestações categóricas de oposição a mortes em nome de religião.
Ao final da solenidade, a delegação muçulmana realizou uma prece para o profeta Maomé antes de retomar as discussões sobre idéias que pretendem apresentar aos delegados judeus.
Os líderes religiosos têm três dias para formular um manifesto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, pai!
Apareci aqui de novo...
A respeito do texto, achei muito interessante a iniciativa, já que a visão dos religiosos é um pouco diferente da dos políticos... É só não transformar religião em política!
Um abraço!