terça-feira, setembro 23, 2008

JACQUES ABOAB


"Nascido em Constantinopla (Istambul), capital da Turquia, no dia 15 de abril de 1889, desencarnou no Rio de Janeiro, a 5 de fevereiro de 1969.


Judeu de nascimento, filho de Benedito Aboab e Clarisse Aboab, viveu toda sua infância na Argélia, ao norte da África. Em sua adolescência, transferiu sua residência para a França desde a Bretanha ao Midi e do Atlântico à Lorena, ganhando duramente a vida com o suor do seu rosto, nessa laboriosa tarefa de todos os dias.


Aprendeu a falar corretamente o idioma francês. Ainda como mascate, percorreu vários países da Europa e do Oriente próximo, principalmente a Grécia e o Egito. Posteriormente viajou para a América do Sul, percorrendo vários países. Por fim, fixou residência definitiva no Brasil, que, com o seu espírito nômade, percorreu todo, repetindo aqui a sua experiência adquirida na França, no constante labor pela sobrevivência. Com o seu baú de miudezas, ia de porta em porta, no contato com a nossa gente, amou profundamente a Patria brasileira, adotando-a como sua. Em suas andanças conheceu a excelência da Doutrina Espírita, justamente em Recife, Pernambuco.


A convite de amigos visitou a “Casa dos Espíritas de Pernambuco”, no bairro das Graças, o seu primeiro contato com a Doutrina, fazendo-se adepto sincero e fervoroso. Como judeu, estava acima de quaisquer discriminações raciais, havendo aceito os Evangelhos de Jesus de todo o seu coração. Jesus, que fora o maior Profeta de sua raça, a expressão máxima de toda a Humanidade.Transferindo-se para o Rio de Janeiro em definitivo, aqui se iniciou no “Ide e pregai”, percorrendo os Centros Espíritas, levando sua palavra e a sua fé imorredoura nas promessas de Jesus, que amou com toda sua alma de crente.


Em sua loja, na Rua Moncorvo Filho, fundou o Grupo Espírita André Luiz hoje situado na Rua Jiquibá, na Praça da Bandeira, em sede própria.]


Logo começou a ser solicitado para orador de Semanas Espíritas, confraternizações e outros acontecimentos. Viajou por vários Estados do Brasil, levando sua palavra evangelizada. Onde quer que se organizasse uma Semana Espírita, lá estava o Jacques, como ave canora, com sua ternura, seu amor e o desejo sincero de evangelizar as massas. Como espírita deixou uma folha enorme de serviços prestados. Fundou várias Instituições, trabalhou e cooperou eficientemente, na certeza absoluta da imortalidade da alma, dando tudo de si, como espírita, como amigo e como irmão. Como pregador, muito se destacou na Seara, pela sua maneira dócil e interpretativa dos textos e parábolas evangélicas, vivendo-as com sentimento e ternura sem igual, prendendo a atenção da assistência que acorria em massa para ouvi-lo.


O médium Peixotinho trabalhou por vários anos ao seu lado, no Grupo Espírita André Luiz, com sua mediunidade de efeitos físicos, produzindo fenômenos de materializações e de curas. Foi diretor da Maternidade Casa da Mãe Pobre, outra nobre e respeitável instituição, que mereceu todo o seu trabalho e dedicação. Foi grande na sua simplicidade, espírito liberal, seareiro da primeira hora, inteiramente convencido de que só o amor constrói para a vida. Sentia no âmago do coração, em todos os instantes, as sábias e eternas lições! Todos vibravam diante da mansidão e serenidade de seu verbo, emoldurado de expressões salutares.Possuía liderança espírita e reconhecida humildade, seus atos e suas atitudes condiziam com os ensinamentos pregados e exemplificados por Jesus.


Muitos o trataram por papai Jacques, tal o respeito e a admiração que sua figura veneranda infundia na alma de seus correligionários, principalmente da mocidade pela qual era por demais querido e estimado." (Do site http://www.espiritismogi/)


Eu conheci o vovô Jacques na minha infância, pois muitas vezes esteve em nossa casa e nos encantava (nós, filhos de Clovis Tavares) com o seu sotaque estrangeiro com forte acento francês.

Ele fazia quadrinhas para todos nós e espero ainda encontrar o telegrama onde ele me descreve e ao meu irmão Luís em algumas quadrinhas especiais, muito semelhantes àquelas que mais tarde ele enviaria pelo nosso Chico.

Era um palestrante constante em nossa Escola Jesus Cristo, principalmente no seu aniversário em 27 de outubro, quando era sempre o convidado de honra.


Vovô Jacques, Deus o abençôe!

Um comentário:

Luccannus - Jesum Christum est semper! disse...

E ai irmão, blz?
Então, acabo de ganhar um selo e indiquei o sei blog, ok?

Passa lá no Hora Teológica e pega o seu selo.


Grande abraço. Fique com Deus, na Paz.