quinta-feira, julho 22, 2010

Entrevista Com Julieta Marques







A nossa amiga Julieta Marques, de Portugal, visitando a nossa Escola Jesus Cristo,
deu-nos uma aula e fez uma bela palestra.
Além disso, ofereceu-nos a entrevista aqui publicada.


1- Flávio- Qual a sua impressão ao chegar pela primeira vez ao Brasil? Já passou por alguma experiência semelhante?

Julieta- Uma alegria intraduzivel, era como se fosse o retorno a casa. Tudo me era familiar. E prometi a mim mesma voltar, só que eu não fazia ideia de que viria tanta vez. Curiosamente senti o mesmo quando visirei a Ucrânia, aí tive a mesma sensação de já lá ter vivido. O que é muito bom, pois nos dá uma dimensão de sermos viajantes no tempo e no espaço.

2-Flávio O Espiritismo no Brasil tem um aspecto eminentemente social, devido à pobreza em nosso meio. Se Portugal é hoje um país de pujança econômica, inserido na Comunidade Européia, diga-me qual é o caráter principal do Espiritismo em seu país.

Julieta- Quando eu chego à casa espirita no ano de 1960, havia em Portugal uma situação de pobreza extrema, aí sensibilizei os dirigentes a fazer dois almoços por ano, um era no Natal e outro na Páscoa. Era a oportunidade que tinhamos, mas mesmo assim tinhamos que pedir autorização ao Perfeito da cidade, e olhe que isto era feito na cada espirita. Hoje a situação mudou, os idosos têm um otima assistência, com três lares muito bons, onde toda a assistência lhes é prestada, são como hotéis de cinco estrela e só pagam com parte de suas aposentadorias. Então a Doutrina Espirita em Portugal dedica-se essencialmente à divulgação da mesma, muito embora com a abertura das fronteiras, tenham aparecido alguns problemas sociais que em colaboração com as autoridades locais, acabamos por ajudar a diminuir. Hoje estamos, graças há nova Constituição pós Revolução 25 de Abril de 1974, com muito boas relações com o Poder Local, então fica tudo mais fácil para nós, pois que há uma colaboração e prestação de serviços em comum.

3- Flávio - O que você pode nos falar sobre o Espiritismo na Europa?

Julieta- O Espiritismo na Europa está crecendo, muito embora o País onde ele está mesmo firmado e crescendo muito seja Portugal. Nosso País e Brasil são os dois expoentes máximos na diculgação da Doutrina Espirita. O resto são por assim dizer, grupos familiares de Portugueses e Brasileiros imigrates, que através de sua generosidade e vontade inquebrantável para difundir a Doutrina, reunem-se e divulgam conforme podem a doce Doutrina da Consolação por esse mundo além .



4-Flávio- Como considera a obra de Chico Xavier em relação à difusão do Espiritismo pela Europa? A viagem de Chico e Waldo em 1965 ainda produz frutos?

Tanto quanto sei a obra de nosso Chico é conhecida e estudada em todos os grupo, em toda a Europa, o que se entende, pois que ela é a extensão da obra dos Espiritos através de Kardec. Agora a vida não é tão exaltado, como aqui no Brasil, o que é uma pena, mas com o tempo toda a gente um dia vai querer saber quem foi Francisco Candido Xavier!!!
Quanto à viagem de Chico e Waldo Vieira, eu não tenho informação que possa servir de testemunho, e peço seguinte, eles foram a Portugal numa época em que a Federação Espirita não estava funcionando mercê da politica vigente, a comunicação entre os espiritas não se fazia, porque todas as casas foram encerradas, então nós tivemos conhecimento depois do acontecimento e também porque estes dois nomes eram como ilustres desconhecidos em nosso movimento, lamentavelmente!!! Sei duma entrevista que saiu numa revista que se publicava na época, ESTUDOS PSIQUICOS editada por nosso amigo Tenente Isidoro Duarte Santos e que eu assinei até sua extinsão. mas eu também tinha acabado de entrar no Espiritismo e tudo era muito difuso e complexo naquela época da ditadura.

5- Flávio- A senhora tem algo a contar sobre os protugueses famosos no Brasil, como João de Deus, Guerra Junqueiro, Antero de Quental , Júlio Diniz e Camilo Castelo Branco ?

Julieta- Todos esse nomes de grandes escritores e poetas Portugueses são por demais conhecidos e suas mensagens, recebidas umas por nosso Chico Xavier e outras pelo médium Português Fernando Lacerda. João de Deus é um poeta que nasceu em nossa região, na cidade de S. Bartolomeu de Messines e a casa onde nasceu está lá bem perservada para as gerações futuras poderem localizar onde nasceu esse poeta tão sensivel e delicado. Guerra Junqueiro era um inimigi fidagal da igreja e seus versos são uma critica contumaz à mesma, basta ler O PADRE ETERNO e outro, mas este é o mais conhecido. Júlio Diniz é o escriyor que relata muito bem a vida campezina de nosso povo, seus costumes, o lirismo de nosso povo na sua ingenuidade. Depois temos Camilo Castelo Branco alma apaixoanda, temperamento arrebatado, vivia intensamente a vida, apaixonou-se por aquela dama a Ana Plécido, que era casada e isso levou-o à prisão, onde permaneceu durante algum tepo, na cidade do Porto, esse edifício da prisão ainda existe e pode ser visitado. Estive em sua casa, onde viveu seu drama da cegueira, e onde se suicidou, Lá está ainda a acácia, árvore onde brincava seu filho Jorje, Tenho um poema dele dedicado aos amigos, quando estava cego, é uma lição para todos nós. Seues livros cairam no index da igreja, quase todos infelizmente.
E agora nosso poeta açoreano, pois que nasceu nos Açores Antero do Quental, que eu admiro e çamento seu trágico fim. Mas nosso Chico Xavier trouxe-nos de colta estes nomes através de suas comunicações, o que nos deixa nuito felizes.
Antero do quental, poeta Português nascido nos Açores, sofre de insularidade e não só, há um problema de saúde que o afecta de tal modo que ele acaba por não suportar a situação que o atormenta e suicída-se. Deixou obra literária e poética de grande valor. Foi também um dos poetas Portugueses que se comunicou através da psicografia de Francisco Candido Xavier.
Vale a pena ler sua obra antes e depois de seu decesso. Muito interessante

6- Flávio- Sobre o Espiritismo Inglês não adotar a Reencarnação e a Lei de Causa e Efeito, a senhora pode nos falar?

Julieta- Entende-se que os inglês não aceitem a reencarnação por razões de orgulho de raça. Mas um dia eles vão entender e aceitar, nada como o tempo para traz mais luz sobre as mentes que ainda teimam viver na obscuridade pela não aceitação da Lei Moral da Reencarnação e de Causa e Efeito

7-Flávio- Sobre a Rússia, a África portuguesa e outras colônias ultra-marinas como Goa, Macau e Timor Leste, além de outras regiões já visitada, pode nos dar alguma notícia?

Em nossa África posso dizer que há um trabalho muito bonito realizadfo na cidade de Luanda, com uma casa espirita onde existe um trabalho de estudo, divulgação e atendimento às necessidaes básicas do povo, e isso se deve a nossa irmão AMÉLIA CAZALMA, mulher dinâmica e com verdadeira alma de missionária. Em Moçabique exiet na cidade de Mautpo, antiga Lourenço Marques, uma casa espirita com imensas dificuldades, mas realizando um trabalho muitop bom, ele é presidido por nossa irmã Irene. Também já lá estive por 16 dias e vi das dificuldades do grupo. Na Rússia, meu contacto e visita foi à querida amiga a cientista Drª Barbara Ivanova com quem estive em sua casa em Moscovo e com quem mantive correspodência durante anos, até seu desencarne. Guardo comigo parte dessa correspobência, que aalvez um dia eu publique. Mas penso que não há movimento espirita por lá.

8- Flávio- Pode nos deixar as palavras finais?
Julieta- Minha gratidão pela forma como fui recebida em vosso grupo, fez-me sentir mais pequena ainda do que sou, pois que as manifestações de cordialidade e carinho foram de tal ordem, que senti aí o verdadeito espirito de espirita em suas múltiplas maniofestações. Que nunca percam esse geito de receber e estar, pois é assim que a Doutrina se firma entre os que à casa espirita. Só posso dizer um muito obrigada por tudo--