sábado, março 27, 2010

50 anos do Culto de Assistência Auta de Souza, da Escola Jesus Cristo




Hoje, na reunião das irmãs do Culto de Assistência Auta de Souza, celebrou-se os seus 50 anos de fundação por Clóvis Tavares, que idealizou-o no modelo do que era realizado por Chico Xavier em Pedro Leopoldo inicialmente e posteriormente em Uberaba.


A tarde foi de muita alegria, com a visita de vários amigos da Escola Jesus Cristo e mesmo de outras instituições.


Que o nosso Pai continue abençoando o Culto de Assistência da Escola Jesus Cristo.

Deus! Perdoe o Pastor Renato Vargens !

Imagem do julgamento de Galileu pela Inquisição.


O Pastor Renato Vargens publicou em seu blog pessoal um artigo com o título: "Chico Xavier está no inferno".

Entre outras temeridades só observáveis na mente comprometida pelo orgulho espiritual, ao assumir para si um direito próprio da divindade, diz o pastor:

"Sim! Chico Xavier está no inferno. Por mais honesto e caridoso que ele tem tenha sido, ele está no inferno. Ele está sofrendo juntamente com todos aqueles que negaram a fé e ensinaram o falso evangelho. Ele está lá com todos que corromperam o evangelho da graça, ensinando um cristianismo de obras e carmártico. Ele está no inferno por ter ensinado e acreditado na doutrina da reencarnação, ele está no inferno por não ter recebido Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador, ele está no inferno por consultar os "mortos" e espíritos enganadores. "

Postei em seu blog um comentário o qual reproduzo, adaptando-o e acrescentando outros aspectos.

Recordando os tempos de odium teologicum da Inquisição, o pastor Renato Vargens desfia o seu palavrório recheado de mágoa injustificável contra Chico Xavier.

Ao estilo da época mais cruel da igreja católica, agora em sua versão protestante, proclama-se no direito dos legatários da religião na Terra, de condenarem ao inferno os que considerarem pecador ou herege em sua miopia de espírito.

Mas vejamos, como os cristãos da primeira hora viam os dons espirituais e de que forma separar o joio do trigo.

Os frutos do Espírito, segundo Paulo, são: a caridade, a alegria, a paz, a paciência, a afabilidade, a bondade, a fidelidade, a brandura e a temperança.

Os dons divinos produziram fenômenos na vida do Chico Xavier à maneira de uma Graça alcançada pelo seu amor ao próximo.

Assim como Jesus não poderia ter afastado os maus espíritos por obra de Belzebu, como foi a sugestão dos fariseus (Mt 12:24), também Chico Xavier não poderia haver produzido os dons do Espírito Santo, "por obra do inimigo", como acusa o pastor.

Que resultou da produção mediúnica do Chico?


Ocorreram reconciliações, perdão, fortaleceu-se a fé, brotou mais religiosidade nos corações e mais compaixão.


Ele exemplificou e divulgou a caridade.


Produziu alegria.


Levou paz aos corações.


Teve uma infinita paciência com o povo rude e ingrato que o cercou por toda a vida, muitas vezes sufocando-o.


Seu nome era bondade.


Foi fiel a Jesus e a Kardec.


Temperava sua voz com brandura e temperança.

Se os visitantes, após obter notícias dos seus mortos, melhoravam o caráter e a disposição de vida, se abandonavam a depressão e o niilismo e buscavam a oração e a caridade, dom excelente; se após isso tornavam-se tão generosos como o Samaritano na estrada de Jericó para Jerusalém... então o Chico não pode estar no inferno.

A não ser que seja no propósito do livro de Gilbert Cesbron: "Os santos vão para o inferno"...


...com a finalidade de esvaziá-lo e povoar o céu! Já disse alguém: a maior alegria dos céus é esvaziar os infernos.

É também curioso recordar que o próprio Cristo desceu ao inferno, como é relatado por Pedro ("descendit ad inferna", I Pedro 3.18-20).

E foi lá para pregar aos espíritos em prisão que não escutaram a Noé.

E certamente Jesus não foi tripudiar de sua condição, mas para resgatá-los.


Pregação do Evangelho é para salvar (recuperar) e não pra demonstrar superioridade.

Outrossim, espero que a jactância de arvorar-se no direito de declarar quem está no céu ou no inferno, seja perdoada pelo mesmo Pai que quer nos salvar a todos.


Que Jesus perdoe o pastor Renato Vargens!

E espero que todos os ministradores da palavra de Deus na Terra, independente de sua denominação, sejam portadores de boas notícias (evangelho).


Que usem os meios de comunicação em massa como a internet, para divulgar a boa nova de Jesus e não para dar a má notícia da condenação de quem quer que seja. Deus só transmite boas notícias!








CHICO XAVIER, um filme para todas as religiões


Foi uma grande coletiva a que elenco e equipe do filme “Chico Xavier” fizeram no Theatro de Paulínia, no dia seguinte à pré-estreia do filme na cidade. Pelo menos em número de pessoas. Eram 13 à mesa, incluindo o diretor Daniel Filho, produtores, distribuidores e cinco atores – a grande ausência foi Ângelo Antônio, que vive Chico na juventude. O filme estreia no dia 2 de abril em todo o país.


Confira os principais momentos:


LANÇAMENTO – Rodrigo Saturnino, diretor da Columbia, uma das distribuidoras do filme, estimou que o filme terá entre 300 e 400 cópias espalhadas pelo país, mas preferiu não falar em expectativa de público. A estratégia dos distribuidores e de Daniel Filho é despir o filme de seu caráter espírita para atingir o público de todas as religiões.“Não é um filme feito sobre essa bandeira (espírita). Fala sobre valores como amor, paz, doação ao próximo. Quem pode ser contra isso?”, disse Bruno Wainer, da distribuidora Downtown. “Tenho amigos católicos curiosos para ver o filme. É o primeiro longa que tem três Pai Nossos e um Creio em Deus Pai, mais até do que em ‘Maria, a Mãe do Filho de Deus’”, brincou Saturnino.“A mensagem de Chico não é de Espiritismo, mas de pensamento. Não são ensinamentos religiosos, são lições de vida”, disse Daniel Filho. Segundo uma decisão do diretor, 10% da renda será revertida para a Casa da Prece, uma instituição de caridade de Uberaba.


RELIGIÃO – Daniel Filho também foi flexível quando lhe pediram para definir sua posição religiosa. “Sou ateu, mas sou um homem de fé. Só não tenho religião. Já rezei em igreja, fui umbandista uma época. Claro, como todo mundo, se acontecer alguma coisa horrível na minha vida, sou capaz de jogar sete flores no mar, vou na floresta amazônica tomar chá. Aí é o desespero”, brincou. Mais tarde, durante a entrevista, disse que recebeu mensagens do além de Chico Xavier e Bezerra de Menezes durante a preparação do filme.


MITOLOGIA – Se desde os anos 30 Hollywood usa informações romanceadas para criar apelo em torno de um filme, com o cinema brasileiro não poderia ser diferente. Segundo a equipe, coincidências místicas marcaram as filmagens. Marcel Souto Maior, autor do livro As Vidas de Chico Xavier, sobre o qual se baseia o filme, contou que, ao visitar o médium pela primeira vez há 15 anos, “lágrimas inexplicáveis” correram de seu rosto sem que percebesse, num choro “sem emoção ou consciência”. Daniel Filho o seguiu, confirmando que chorou sem perceber ao contar à mulher que decidira dirigir o filme.O cão que interpretou o cachorro de Chico no filme se chamava, por coincidência, Chico. Por fim, a data de estreia do filme, 2 de abril, que marca o centenário de nascimento de Chico Xavier, cairá justamente em uma Sexta-Feira Santa – além de ser o aniversário de Souto Maior.


FILMAR O INVISÍVEL – Daniel Filho admitiu a dificuldade de colocar na tela o espírito-guia Emmanuel, vivido pelo ator André Dias. As cenas com o espírito foram muito criticadas pelos jornalistas. “Existem várias imagens do Emmanuel, mas é difícil tornar imagem algo que não se veja, mas em que se acredite. Que roupa ele usava? Que voz tinha? É muito complicado tornar visível o que eu não conheço.”


AMIGO – O diretor afirmou que a grande motivação para dirigir “Chico Xavier” foi a lembrança de seu amigo, o diretor de TV Augusto César Vanucci, responsável por programas da Globo como “Chico City” e “Domingão do Faustão”, morto em 1992. Mineiro, ele era espírita kardecista, amigo pessoal de Chico Xavier e chegou a dirigir um programa religioso na Bandeirantes, apresentado por Luis Antonio Gasparetto.


NELSON XAVIER - O ator, que sempre foi agnóstico (descrente), falou sobre as mudanças que o papel de Chico provocaram em seu pensamento. “Algumas pessoas confundiam meu nome com o dele e eu até me irritava com isso. Mas quando li o livro, fiquei deslumbrado e com vontade de fazer o personagem. O contato com as pessoas que conviveram com ele foi uma cachoeira de emoção. Foi uma revolução na minha vida, a descoberta de que precisamos acreditar no amor”.


BARRADOS NA IGREJA – Durante a pré-produção, um produtor de locação teve negado o pedido para filmar em uma igreja católica de Uberaba. Segundo Daniel, o produtor foi conduzido pelo braço até a porta e convidado a se retirar.SE EU FOSSE VOCÊ - A comédia com Tony Ramos e Glória Pires dirigida por Daniel Filho lhe rendeu um método de preparação de elenco. Para dar continuidade aos trabalhos de Ângelo Antônio e Nelson Xavier na pele do protagonista, ele fez com que um ensaiasse as cenas do outro. Os ensaios tomaram um mês e meio antes da filmagem.


PRÓXIMOS PROJETOS – Ainda este ano, Daniel deve dirigir a adaptação da novela “Roque Santeiro” para o cinema. Lázaro Ramos está cotado para viver Roque, e Fernanda Torres deverá ser a nova Viúva Porcina.

quinta-feira, março 25, 2010

Filme NOSSO LAR


Aqui, o trailer de NOSSO LAR e uma foto da cidade, baseada no livro Cidade no Além de Heigorina Cunha, que foi confirmado por Chico Xavier.

O filme terá seu lançamento nacional em outubro próximo e deverá ser tão bombástico quanto o filme CHICO XAVIER.

Clique na imagem para aumentá-la .

Clique no título da postagem para direcinar-se ao trailer de NOSSO LAR no youtube.

terça-feira, março 16, 2010

DUAS SEMANAS DE MEDITAÇÃO- Nina Arueira


(Excerto de uma mensagem recebida por Francisco C6andido Xavier em janeiro de 1944, inserido no livro NOVO CÉU E NOVA TERRA)
16 DE MARÇO - DIA DE NINA ARUEIRA

I

Tenha fé.
A tempestade traz vida nova.

II

Amemos a luta.
O trabalho aperfeiçoa.

III

Sejamos tolerantes, lembrando quantas vezes tem sido Jesus indulgente para conosco.

IV

Cultivemos a paciência.
Quem não sabe suportar a dor não consegue vencer o mal.

V

Conservemos a serenidade.
A calma ajuda a compreensão.

VI

Fortaleçamos a coragem.
O sofrimento é necessário.

VII

Busquemos semear o bem.
Volta o espírito à carne, muitas vezes, para aprender a ser bom.

VIII

Tenhamos bom ânimo.
Jesus precede os trabalhadores fiéis no serviço do bem.

IX

Cultivemos a oração.
A prece é fortaleza da alma.

X

Renovemos a esperança.
Os discípulos de Jesus sabem esperar.

XI

Esqueçamos o mal.
Perdoar “setenta vezes sete” é recomendação para cada dia.

XII

Vigiemos sempre.
É preciso defender o bem edificando com o bem.

XIII

Acendamos a luz.
Nem sempre as palavras esclarecem os assuntos sombrios, mas, a claridade espanca as trevas.

XIV

Amemos a Deus sobre todas as cousas e amemo-nos uns aos outros, como Jesus nos amou, porque este é o nosso glorioso destino espiritual.

sábado, março 13, 2010

Programação do Centenário de Chico Xavier na Escola Jesus Cristo


Programação do Centenário de nascimento de Chico Xavier e dos 75 anos da Escola Jesus Cristo

Comissão Doutrinária
Durante o mês de abril haverá destaque para a figura de Chico Xavier em todas as pregações de sexta-feira às 20h, desenvolvendo o tema "Espiritismo": "A difusão do Espiritismo no Brasil", "O Espiritismo na contemporaneidade", "Atendimento fraterno - material e espiritual - na casa espírita", "A juventude espírita e seus desafios atuais".
À tarde, às 16h de segunda a quinta-feira, será estudado o livro "Trinta anos com Chico Xavier", de Clovis Tavares.
Julho
Destaque para Chico Xavier, junto a Clovis Tavares (75 anos da Escola Jesus Cristo), no desenvolvimento de temas ligados a postulados espíritas - às sextas-feiras às 20h.
À tarde (Irmãos de Celia Lucius) será estudado "O Evangelho de Chico Xavier".
Setembro
Às sextas-feiras, às 20h, "A poesia espírita psicografada por Chico Xavier": Auta de Souza e João de Deus in "Poetas redivivos".
Às 16h (Irmãos de Celia Lucius) "A poesia no livro 'Trinta Anos com Chico Xavier'".
Outubro
Dentro do tema geral do mês ("Escola Jesus Cristo: Farol e Refúgio") haverá a palestra: "Importância do livro 'Trinta Anos com Chico Xavier'".
Comissões Cultural, de Difusão e de Memória
O periódico "Farol" terá edição especial em abril exclusivamente voltada para Chico Xavier e, em outubro, para a Escola Jesus Cristo.


Abril
Dia 04/04/2010 às 16h - Tarde de Recordações - "Eu vi um anjo" - Esquetes, coral infantil, Coral da Fraternidade (Assistidas), Poesia, Música; "Chico Xavier para crianças"


Dia 11/04/2010 às 17h - "Trinta Anos com Chico Xavier em power point". Por Hilda Mussa Tavares


Dia 18/04/2010 às 17h - "Cinescola Juracy de Paula" - "Pinga-fogo - primeira parte"


Maio
Dia 16/05/2010 às 17h - "Cinescola Juracy de Paula" - "Pinga-fogo - segunda parte"


Junho
Festival de Poesias e Música com o tema "O Cândido Chico Xavier"
Dia 19/06/2010 às 16h - Apresentação teatral da "Morte de Celia" no Horto de Celia


Dia 20/06/2010 às 10h - Palestra de Antônio César Perri de Carvalho, Vice-Presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB)


Julho
Dia 11/07/2010 - "Cinescola Juracy de Paula" - "Chico Xavier inédito - primeira parte"


25/07/2010 - , Domingo às 10 h. Homenagem aos 70 anos da chegada de Chico Xavier à Escola Jesus Cristo


Agosto
Dia 15/08/2010 às 17 h. "Cinescola Juracy de Paula" - "Chico Xavier inédito - segunda parte"


Outubro
Dia 24/10/2010
- "Cinescola Juracy de Paula" - Filme da viagem de Hilda e amigos a Pedro Leopoldo em janeiro de 2010


Dia 27/10/2010 - Aniversário da Escola Jesus Cristo - Palestra às 20h


Dia 31/10/2010 às 18h - Culminância das comemorações em Noite Lítero-Musical "Momentos de Amor e Saudade", com participação do "Coral Virgílio de Paula"


Durante o ano:
- Projeção de vídeos sobre a trajetória de Chico Xavier;
- Entrevistas e depoimentos de frequentadores da Escola Jesus Cristo sobre Chico Xavier;
- "Visita fraterna" como as antigas peregrinações de Chico Xavier
- Montagem de painel sobre Chico Xavier (Biografia, bibliografia, depoimentos dele e sobre ele)