segunda-feira, setembro 29, 2008

YVONNE PEREIRA, uma heroína silenciosa


YVONNE PEREIRA
foi um dos mais notáveis médiuns brasileiros. Contemporânea de Chico Xavier, a riqueza de suas obras e a fidelidade ao ensino espírita distinguem-na pela sublimação que atingiu sua mediunidade. A beleza das obras que psicografou são testemunhos da qualidade de seu trabalho mediúnico e os ensinamentos que seus exemplos deixaram são provas da grande conquista moral desta sua encarnação. Suicida reencarnada, estava em sua programação aquelas dificuldades que insculpem na alma eloqüentes lições de amor. Exemplo de renúncia, sua vida foi um verdadeiro testemunho do esquecimento de si mesma em favor do próximo. longe das luzes do mundo, escreveu seus artigos, consolou sofredores, realizou curas, evangelizou, libertou muitas almas e amparou suicidas. Como psicógrafa, deixou algumas obras, dentre elas Memórias de um suicida, que a imortalizou no papel de medianeira.

(autor: Pedro Camilo)

terça-feira, setembro 23, 2008

JACQUES ABOAB


"Nascido em Constantinopla (Istambul), capital da Turquia, no dia 15 de abril de 1889, desencarnou no Rio de Janeiro, a 5 de fevereiro de 1969.


Judeu de nascimento, filho de Benedito Aboab e Clarisse Aboab, viveu toda sua infância na Argélia, ao norte da África. Em sua adolescência, transferiu sua residência para a França desde a Bretanha ao Midi e do Atlântico à Lorena, ganhando duramente a vida com o suor do seu rosto, nessa laboriosa tarefa de todos os dias.


Aprendeu a falar corretamente o idioma francês. Ainda como mascate, percorreu vários países da Europa e do Oriente próximo, principalmente a Grécia e o Egito. Posteriormente viajou para a América do Sul, percorrendo vários países. Por fim, fixou residência definitiva no Brasil, que, com o seu espírito nômade, percorreu todo, repetindo aqui a sua experiência adquirida na França, no constante labor pela sobrevivência. Com o seu baú de miudezas, ia de porta em porta, no contato com a nossa gente, amou profundamente a Patria brasileira, adotando-a como sua. Em suas andanças conheceu a excelência da Doutrina Espírita, justamente em Recife, Pernambuco.


A convite de amigos visitou a “Casa dos Espíritas de Pernambuco”, no bairro das Graças, o seu primeiro contato com a Doutrina, fazendo-se adepto sincero e fervoroso. Como judeu, estava acima de quaisquer discriminações raciais, havendo aceito os Evangelhos de Jesus de todo o seu coração. Jesus, que fora o maior Profeta de sua raça, a expressão máxima de toda a Humanidade.Transferindo-se para o Rio de Janeiro em definitivo, aqui se iniciou no “Ide e pregai”, percorrendo os Centros Espíritas, levando sua palavra e a sua fé imorredoura nas promessas de Jesus, que amou com toda sua alma de crente.


Em sua loja, na Rua Moncorvo Filho, fundou o Grupo Espírita André Luiz hoje situado na Rua Jiquibá, na Praça da Bandeira, em sede própria.]


Logo começou a ser solicitado para orador de Semanas Espíritas, confraternizações e outros acontecimentos. Viajou por vários Estados do Brasil, levando sua palavra evangelizada. Onde quer que se organizasse uma Semana Espírita, lá estava o Jacques, como ave canora, com sua ternura, seu amor e o desejo sincero de evangelizar as massas. Como espírita deixou uma folha enorme de serviços prestados. Fundou várias Instituições, trabalhou e cooperou eficientemente, na certeza absoluta da imortalidade da alma, dando tudo de si, como espírita, como amigo e como irmão. Como pregador, muito se destacou na Seara, pela sua maneira dócil e interpretativa dos textos e parábolas evangélicas, vivendo-as com sentimento e ternura sem igual, prendendo a atenção da assistência que acorria em massa para ouvi-lo.


O médium Peixotinho trabalhou por vários anos ao seu lado, no Grupo Espírita André Luiz, com sua mediunidade de efeitos físicos, produzindo fenômenos de materializações e de curas. Foi diretor da Maternidade Casa da Mãe Pobre, outra nobre e respeitável instituição, que mereceu todo o seu trabalho e dedicação. Foi grande na sua simplicidade, espírito liberal, seareiro da primeira hora, inteiramente convencido de que só o amor constrói para a vida. Sentia no âmago do coração, em todos os instantes, as sábias e eternas lições! Todos vibravam diante da mansidão e serenidade de seu verbo, emoldurado de expressões salutares.Possuía liderança espírita e reconhecida humildade, seus atos e suas atitudes condiziam com os ensinamentos pregados e exemplificados por Jesus.


Muitos o trataram por papai Jacques, tal o respeito e a admiração que sua figura veneranda infundia na alma de seus correligionários, principalmente da mocidade pela qual era por demais querido e estimado." (Do site http://www.espiritismogi/)


Eu conheci o vovô Jacques na minha infância, pois muitas vezes esteve em nossa casa e nos encantava (nós, filhos de Clovis Tavares) com o seu sotaque estrangeiro com forte acento francês.

Ele fazia quadrinhas para todos nós e espero ainda encontrar o telegrama onde ele me descreve e ao meu irmão Luís em algumas quadrinhas especiais, muito semelhantes àquelas que mais tarde ele enviaria pelo nosso Chico.

Era um palestrante constante em nossa Escola Jesus Cristo, principalmente no seu aniversário em 27 de outubro, quando era sempre o convidado de honra.


Vovô Jacques, Deus o abençôe!

sábado, setembro 20, 2008

AUTA DE SOUZA: POETISA DO AMOR DE DEUS





Celso Vicente Mussa Tavares

No mês que anuncia a chegada da primavera, volto meu olhar para uma graciosa flor do jardim de Deus: Auta de Souza. Sim, uma flor humilde e delicada, que nossa Escola Jesus Cristo reverencia como eterna benfeitora. Afeiçoada às flores e às demais criaturas da Natureza.

Quando começa a raiar
O dia cheio de amor,
Eu gosto de contemplar
O coração de uma flor


Auta se manifestava ao inesquecível Chico Xavier cercada de um suave perfume de jasmim, sua flor predileta, fato que meus pais, Clovis e Hilda, inúmeras vezes testemunharam, sempre debaixo de profunda emoção.



Auta de Souza trouxe-nos de volta os seus versos perfumados, aconselhando os que sofrem por amor de Cristo a socorrerem os que suportam a privação do amor humano, nos quadros da viuvez, da orfandade, da solidão. E se a nossa doce poetisa exprime tão sabiamente seu pensamento sobre a dor, é porque ela soube sofrer no curso de sua breve vida terrena, sustentada pelo seu amor a Jesus e a Maria.



As poesias de Auta de Souza, recebidas por Francisco Cândido Xavier, são de tal modo solidárias, que nos foi possível compor um soneto cujos versos pertencem a diferentes poesias de sua coletânea mediúnica (as fontes entre parênteses), todas extraídas do volume Auta de Souza, edição comemorativa de seu centenário. Que a bondosa poetisa me perdoe este arranjo de seus versos espirituais, mas o que desejo é tão somente mostrar que as suas palavras apontam sempre para o mesmo alvo: Jesus!



Vamos juntos vencendo a noite escura, (“Vamos juntos”)
A tormenta frenética lá fora, (“Paz em Prece”)
Entre as sombras da mágoa que aprimora, (“Lágrimas”)
Nas estradas da vida ingrata e dura. (“Senhora da Amargura”).

Alivia a aspereza da amargura, (“No Livro D`Alma”)
Nas empedradas trilhas de quem chora!... (“Alguém na Estrada”)
Suporta a sombra que precede a aurora, (“Bendize”)
Por mais te doa a mágoa que tortura. (“Serve Sorrindo”)

Acende, fervoroso, a luz da prece, (“Cenáculo Divino”)
Deus responde em ti mesmo e te esclarece, (“Mensagem Fraterna”)
Restaurando de novo a Celeste Doutrina. (“Prece a Jesus”).

Luta, chora, padece, mas confia, (“Página de Fé”)
A cruz que te aguilhoa, dia a dia, (“Segue e Confia”)
Será teu prêmio na Mansão Divina. (“Escuta”)


sexta-feira, setembro 19, 2008

ENQUETE PARA UMA MONOGRAFIA EM PSIQUIATRIA

Pessoal, esta enquete é parte integrante de minha pesquisa para formação em Psiquiatria.

Espero que vocês escolhas as opções com sinceridade e anotem fora as respostas a religião de vocês, tudo bem?

Apenas uma resposta por questão.

Respostas por e-mail: flaviotav@gmail.com


Questionário

 

 

 Considerando a Parábola do Filho Pródigo relatada no Evangelho de Lucas 15:11 a 32, pergunta-se:

 

1-      A resolução do filho mais novo deveu-se a um valor moral?

a)   Sim, ele errou conscientemente.

b)   Não, foi um impulso da juventude.

 

2-      Em relação ao filho mais velho, a sua decisão de permanecer com o Pai, deveu-se a um valor moral?

a)      Sim, ele foi digno.

b)      Não, ele era tímido e tíbio.

 

3-      Você acredita que o filho mais novo possa ter um problema mental?

a)      Sim, parece que esta impulsividade é uma marca de seu temperamento.

b)      Não, a parábola versa sobre o nosso livre arbítrio e não sobre nossos problemas mentais.

 

4-      Você acredita que os dois filhos têm temperamentos diferentes?

a)      Sim, o mais velho é introvertido e o mais novo, extrovertido.

b)      Não vi nenhuma evidência de temperamento na história.

 

5-      Acha possível que um jovem impulsivo tome atitudes impensadas e arrependa-se depois?

a)      Sim, ele age por impulso, mas raramente arrepende-se sinceramente. O comum é voltar aos mesmos erros.

b)      Não, os erros são uma escolha do homem pelo pecado e não resultado de doença de humor.

 

6-     Uma doença emocional que afeta o humor, como a depressão ou a euforia exagerada, podem alterar as nossas  decisões da vida?

a)      Sim, por isso, as ovelhas precisam de pastor, para orientá-las nos momentos de dúvida e fraqueza.

b)      Não, esse raciocínio tira do homem a responsabilidade sobre seus atos. Pecado é pecado.

 

       7- No seu entendimento, o perdão do Pai compassivo foi na medida justa?

        a)    Sim, pois o Pai da parábola representa Deus

  b)   Não, pois nos dias atuais, os Pais precisam dar mais limites às    irresponsabilidades dos filhos.

 

8- Você acha que o perdão do Pai pode ser um indicativo de que o problema do filho pródigo não seja exatamente moral?

a)     Sim, Justamente porque esse Pai representa Deus,. Ele sabia que o filho mais novo era vítima de um transtorno psíquico que se estabilizou por causa do choque moral, seguido do arrependimento sincero.

b)  Não. Foi realmente um problema moral, mas o Pai compassivo deu uma nova oportunidade ao filho.

sábado, setembro 13, 2008

AUTA DE SOUZA


Nasceu em Macaíba (RN), em 12 de setembro de 1876, filha de Eloy Castriciano de Souza e Henriqueta Leopoldina de Souza e irmã de dois políticos e intelectuais, Henrique Castriciano e Eloy de Souza. Aos 14 anos apareceram os primeiros sinais da tuberculose, obrigando-a a abandonar os estudos e a iniciar uma longa viagem pelo interior em busca de cura.


Auta de Souza deve ser considerada a poetisa norte-rio-grandense que mais ficou conhecida fora do Estado. Sua poesia, de um romantismo ultrapassado e com leves traços simbolistas, circulou nas rodas literárias do país despertando sempre muita emoção e interesse, e foi fartamente incluída nas antologias e manuais de poesia das primeiras décadas. Como a maioria dos escritos femininos, sua obra poética deixou-se contaminar pelas experiências vividas, o que, aliás, não compromete o lirismo e o valor estético de seus versos.


Aos 24 anos, no dia 7 de fevereiro de 1901, Auta de Souza morria tuberculosa. No ano anterior havia publicado seu único livro de poemas sob o título de Horto, com prefácio de Olavo Bilac, que obteve significativa repercussão na crítica nacional. Em 1910 saía a segunda edição, em Paris, e, em 1936, a terceira, no Rio de janeiro, com prefácio de Alceu de Amoroso Lima.


Antes de serem reunidos em O Horto, parte de seus poemas foram publicados em jornais como A Gazetinha, de Recife, O Paiz, do Rio de Janeiro, e A República, A Tribuna, o Oito de Setembro, de Natal, e nas revistas Oásis e Revista do Rio Grande do Norte. Os poucos poemas inéditos que deixou foram recolhidos e publicados nas edições seguintes de o Horto.
NOSSA SENHORA DA AMARGURA
Mãe das Dores, Senhora da Amargura,
Eu vos contemplo o peito lacerado
Pelas mágoas do filho muito amado,
Nas estradas da vida ingrata e dura.
.
Existe em vosso olhar tanta ternura,
Tanto afeto e amor divinizado,
Que do vosso semblante torturado
Irradia-se a luz formosa e pura;
.
Luz que ilumina a senda mais trevosa,
Excelsa luz, sublime e esplendorosa
Que clareia e conduz, ampara e guia.
.
Senhora, vossas lágrimas tão belas
Assemelham-se a fúlgidas estrelas:
Gotas de luz nas trevas da agonia.
.
Auta de Souza Mensagem recebida pelo médium Francisco Cândido Xavier - Publicado em "Novo Almanaque de Lembranças Luso-Brasileiro para 1932" - Lisboa/Portugal - Página 162 e reproduzido no livro "Auta de Souza" - Edição IDE.

segunda-feira, setembro 08, 2008

PASTORES E LOBOS

Pastores e lobos têm algo em comum:
ambos se interessam e gostam de ovelhas, e vivem perto delas!

Assim, muitas vezes, pastores e lobos nos deixam confusos para saber quem é quem.

No entanto, não é difícil distinguir entre um e outro:

Pastores buscam o bem das ovelhas,

Lobos buscam os bens das ovelhas.

Pastores vivem à sombra da cruz,

Lobos vivem à sombra de holofotes.

Pastores têm amigos,

Lobos têm admiradores.

Pastores vivem para cuidar de suas ovelhas,
Lobos se abastecem das ovelhas.

Pastores apontam para Cristo,

Lobos apontam para si mesmos ou para suas instituições.

Pastores são pessoas humanas reais,
Lobos são personagens religiosos caricatos.

Pastores ajudam as ovelhas a se tornarem adultas,

Lobos perpetuam a infantilização das ovelhas.

Pastores são simples e comuns,
Lobos são vaidosos e especiais.

Pastores se deixam conhecer,
Lobos se distanciam e ninguém chega perto.

Pastores alimentam as ovelhas,
Lobos se alimentam das ovelhas.

Pastores lidam com a complexidade da vida com palavra de Deus sem respostas prontas,

Lobos lidam com técnicas pragmáticas e jargões religiosos.

Pastores vivem uma fé espiritual,
Lobos vivem uma fé nas coisas materiais.

Pastores se comprometem com o projeto do Reino,
Lobos têm projetos pessoais.

Pastores são transparentes,

Lobos têm agendas ultra-secretas.

Pastores dirigem iinstituições/comunidades,
Lobos dirigem instituições/empresas.


Pastores pastoreiam as ovelhas,
Lobos seduzem as ovelhas.

Pastores buscam a discrição,
Lobos se autopromovem.

Pastores se interessam pelo crescimento espiritual das ovelhas,
Lobos se interessam pelo crescimento material da instituição.

Pastores ajudam as ovelhas a seguir livremente a Cristo,
Lobos geram ovelhas sem autonomia e seguidoras deles.

Pastores constroem vínculos de amizade,

Lobos aprisionam em vínculos de dependência psicológica.

Os lobos estão entre nós é oportuno lembrar-nos do aviso de Jesus Cristo:

“Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores".
(Mateus 7.15 )

sábado, setembro 06, 2008

Dr. Bezerra de Menezes; eu vi!

Assisti neste sábado 06 de setembro ao "Bezerra de Menezes, a Biografia de um Espírito".

O filme transmite paz e emoção. Há momentos de enternecimento e uma grande honra por ser espírita.

Acredito que as críticas a respeito do excesso de narrativa não são procedentes.

Seria muito complicado reconstituir uma vida tão multifacetária como a do Dr. Bezerra sem um pouco de narrativa.

Ademais, não é um filme de ação, é uma fita biográfica que visa mostrar ao público espírita e mormente ao públco não-espírita a grandeza de uma alma e a importância da codificação espírita no Brasil.

Recomendo!

terça-feira, setembro 02, 2008

Notícias do filme Bezerra de Menezes

Divulgação maciça na imprensa, ampla publicidade e boca-a-boca a todo vapor!


O resultado da estratégia de comunicação pré-Bezerra de Menezes não deixou a desejar. O Diário de um Espírito obteve a melhor média de público do país nesse fim de semana de estréia! Cerca de 1.168 pessoas lotaram cada uma das 44 salas em que o filme está em cartaz.


Brasília liderou a procura, com quase 5.200 espectadores em uma única sala de exibição! Foi preciso abrir sessões extras no sábado e no domingo para atender à procura.


No Rio, mais de 11 mil pessoas viram o filme em cinco salas. Foi o maior público absoluto entre as cidades, que respondeu sozinho por mais de 1/5 da bilheteria total do período.

Nossa capital cearense não ficou por baixo, e terminou o final de semana na quarta posição em público e arrecadação total.

Veja abaixo, com exclusividade, os dados completos sobre o desempenho do filme em cada cidade do país.

Na primeira coluna, as cidades.

Depois, o público, a bilheteria e, no fim, o percentual do valor na arrecadação total!